BODYBOARD
Educação Física
Bodyboard
Índice
Introdução 3
Bodyboard 4
História do Bodyboard 5
Como fazer Bodyboard 6
Manobras de Bodyboard 8
Bibliografia 10
Conclusão 11
Introdução
Este trabalho foi proposto aos alunos pelo professor de Educação Física, com o objectivo de os alunos levantarem a sua nota e também para ficarem a conhecer mais sobre desportos radicais.
Bodyboard
Bodyboard é um desporto onde o praticante desce a onda deitado ou de joelhos em uma prancha, que tem medidas (médias) de 39 polegadas a 42 polegadas, podendo haver maior ou menor. Para auxílio da prática do desporto, utilizam-se pés de pato - barbatanas - que servem para auxiliar na entrada da onda e na execução de manobras.
História do Bodyboard
O desporto que deu origem ao Bodyboard era conhecido no Havai como paipo-board. No fundo é um bodyboard mais erudito fabricado de madeira. O paipo é a prancha reportada como a mais antiga para apanhar ondas, pelo menos que esteja registado, mas é algo que surge como senso comum se pensarmos que é a forma mais óbvia de andar nas ondas, e uma evolução natural ao surf. Mais tarde os reis havaianos, e apenas eles construíram pranchas maiores, autênticos troncos, para andar "de pé" nas ondas, uma forma de se distanciarem da plebe. Os nativos em geral continuaram a usar o paipo para se divertirem, algo que veio até aos nossos dias até à invenção da prancha de surf.
Como fazer Bodyboard
Aprender a fazer bodyboard não é assim tão fácil como pode parecer à primeira vista. Só depois de nos metermos em cima de uma prancha e tentar ir para o meio da ondulação é que nos vamos aperceber como pode ser difícil aprender a praticar este desporto. Mas temos que ser persistentes e não desistir à primeira.
Acima de tudo, convém saber que com o mar não se brinca, e quando somos inexperientes, os cuidados devem ser redobrados. Temos que ter calma e perder algum tempo a analisar