Poluição sonora
Escola Secundaria Rainha Dona Leonor
2012/2013
Educação Fisica
Bodyboard
O que é?
Bodyboard é um desporto onde o praticante desce a onda deitado ou de joelhos (Dropknee) numa prancha semi-flexivel, chamada de bodyboard, que tem medidas (médias) que variam de 38 polegadas a 42 polegadas, consoante a estrutura do praticante.
A parte da frente da prancha chama-se Deck, na qual o praticante se deita. A parte de trás chama-se Slick (feita de um material bastante escorregadio e deslizante), é a parte da prancha que fica em contacto com a água. As partes laterais chamam-se Rails. Na parte de cima e de baixo, entre o Deck e o Slick, ficam o Nose e o Tail, respectivamente.
O que usa?
Pés-de-pato: Uma espécie de barbatanas de mergulho mas mais pequenas. Servem para a remada ser mais rápida, que por sua vez facilita a entrada no outside, para apanhar a onda e na execução de manobras. Por de baixo dos Pés-de-pato pode usar-se umas meias de neoprene.
Leash (mais vulgarmente conhecido por chop): Uma espécie de cabo/cordel preso à prancha numa das pontas, e na outra agarrado ao braço ou ao pulso do praticante, de maneira a que a prancha não fuja deste.
Fato: Como o Bodyboard é um desporto praticado no mar, é normal que a água possa estar fria. Portanto, nesse caso, usa-se um fato de neoprene com uma espessura suficientemente grossa, para o praticante não sentir frio.
Wax: Um género de cera que se mete, antes de cada utilização (surfada), em pranchas de bodyboard, surf, skimmigboard, etc, que impede o praticante de escorregar.
Benefícios?
O bodyboard é um desporto muito acessível : uma prancha adaptada, umas barbatanas, um leash, um top para se proteger do sol, o seu fato de banho mais bonito e já está ! Trata-se de um desporto que pode ser praticado com toda a segurança. A prancha de bodyboard permite flutuar muito facilmente no meio das ondas. A parte superior do corpo fica apoiada sobre a prancha, nada-se para subir as ondas pequenas e