boas
“Ciência e tecnologia são valores, e não apenas coisas e artefatos, ou mesmo saberes. São tudo isto em complementaridade com o mundo vital, num movimento que só pode adquirir significado na sua dimensão ética e política”.
As palavras técnica e tecnologia podem ser entendidas e utilizadas de diversas maneiras. Assim, há os que abordam a tecnologia como ciência aplicada, no sentido de técnica em geral e outros que não diferenciam claramente técnica de tecnologia.
Para alguns estudiosos, o termo tecnologia tem ampla conotação e se refere às técnicas, métodos, procedimentos, ferramentas, equipamentos e instalações que possibilitam a realização e obtenção de um ou vários produtos. Nesta concepção, a tecnologia atende tanto à categoria de produto – cujos resultados são tangíveis e identificáveis: equipamentos, instalações físicas, ferramentas, materiais; bem como de processo - que constituem as técnicas, métodos e procedimentos e servem tanto para gerar conhecimentos a serem socializados, como para reconhecer processos e produtos a serem transformados.
Nietsche et al, no trabalho pioneiro na área de tecnologia de enfermagem, apresentam definições claras e abrangentes para técnica e tecnologia. Para as autoras, técnica consiste em um saber prático, uma habilidade humana desenvolvida para fabricar, construir e utilizar instrumentos tanto no cotidiano, no nível da própria atividade empírica, quanto da necessidade de sistematização de procedimentos para a operacionalização de uma atividade prática. Já a tecnologia é conceituada como um conjunto de processos concretizados a partir da experiência do cotidiano. A concepção do empregado é desenvolver um conhecimento metodológico no processo de elaboração de um planejamento, organização e manutenção de bens materiais dos serviços a serem produzidos e controlados pelos seres humanos.
As autoras reconhecem ainda , no universo da Enfermagem, a forte presença da dimensão tecnológica,