Blogs e Projetos: Uma aliança Possível?
Isabela Cristine Fernandes
Patrícia de Souza e Silva
Resumo: A ideia de se trabalhar com blogs e projetos surgiu através do Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, que possui um blog na web e desenvolve projetos em escolas municipais dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O presente artigo pretende contribuir na prática educativa de outros professores refletindo sobre a utilização do blog na escola, uma vez que a internet está cada vez mais presente na vida das pessoas. A internet é um meio de comunicação que motiva os alunos a participarem da busca do conhecimento quando inserida no contexto escolar, e o blog fazendo parte desse mundo imenso, traz diversas vantagens tanto no ensino do professor, quanto na aprendizagem dos alunos. Nesse artigo iniciamos nossas reflexões sobre a crise educacional na América, e suas consequências; alguns pontos sobre o trabalho com projetos na educação, e o histórico do blog. Em seguida, algumas possibilidades educacionais de desenvolver projetos em blogs auxiliando o processo de ensino e aprendizagem. O desenvolvimento desse trabalho conta com o apoio financeiro da CAPES.
Palavras-chave: Blog. Projetos. Educação.
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo foi desenvolvido com o objetivo de mostrar aos professores as possibilidades de desenvolver projetos utilizando o recurso do blog. Por fazermos parte da equipe do blog do Pibid de Pedagogia da UEL (Universidade Estadual de Londrina) e trabalhar com o desenvolvimento de projetos em escolas municipais de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, analisaremos as possíveis alianças entre os dois recursos educacionais: projetos e blog.
O texto traz algumas reflexões sobre a educação, defendendo a educação progressista em oposição à educação conservadora/bancária. Em seguida será tratado como surgem os Projetos de Trabalho e como ele é desenvolvido dentro da escola.