blocos economicos
Hoje na terceira parte de nossa série especial vamos falar de um importante bloco econômico das Américas. Vamos lá.
- Nome: Tratado norte-americano de livre comércio.
Nafta: North America Free Trade Agreement
– Países membros: Estados Unidos, Canadá, México e Chile (somente como membro associado).
– Idioma oficial: Inglês, francês e espanhol.
Com as transformações econômicas mundiais se fez necessário uma maior interação entre os países de todo o mundo a fim de se facilitar o comércio de mercadorias, a troca de serviços e a criação de valor entre os países. Como já vimos no último artigo, a Europa no intuito de se fortalecer criou o maior bloco econômico do mundo, e frente a esta grande potência os Estados Unidos se viu obrigado a oficializar um bloco com seus parceiros territoriais como resposta ao grande grupo formado na Europa.
O Nafta começou a vigorar no dia primeiro de janeiro de 1994, porém a ideia da criação de um bloco norte americano já vinha sendo desenhada desde os anos 80.
Em resposta à criação da União Europeia, os Estados Unidos e o Canadá começaram a estudar medidas de livre comércio e redução de taxas alfandegárias para poder beneficiar a economia de ambos os países. O acordo inicial visava a criação de medidas para que fossem beneficiadas as empresas e indústrias dos países uma vez que a livre comercialização destas tornaria o mercado mais competitivo, foi quando o México em 1992 se interessou pelo acordo e começou as negociações para poder fazer parte do bloco.
Diferente de outros blocos econômicos, como a UE que tem o objetivo da integração social e econômica da Europa, o Nafta se limita ao campo comercial sendo ele um acordo firmado para desenvolver a economia de seus membros. Dentre seus principais objetivos podemos citar:
Garantir o livre comércio entre os países membros;
Aumento da exportação entre os países membros;
Redução dos custos e tarifas comerciais dos participantes; e
Desenvolver a