bleve e boilover
Trabalho elaborado por :
Leonardo Moura/Nº24/ Curso. Técnico de Proteção civil
O que é o Bleve ?
BLEVE ou "Bola de Fogo" é uma combinação de incêndio e explosão, com uma emissão intensa de calor radiante, em um intervalo de tempo muito pequeno.
O fenómeno pode ocorrer, por exemplo, em um tanque no qual um gás liquefeito é mantido abaixo de seu ponto de ebulição atmosférico. Se houver um vazamento instantâneo de um vaso de pressão, por exemplo, devido a uma falha estrutural, todo, ou a maior parte de seu conteúdo, é expelido sob a forma de uma mistura turbulenta de gás e líquido, que se expande rapidamente, dispersando-se no ar sob a forma de nuvem.
A ignição dessa nuvem gera a "Bola de Fogo", que pode causar danos materiais e queimaduras a centenas de metros de distância, dependendo da quantidade de gás liquefeito envolvida.
Quando é que ocorre ?
A ocorrência de um BLEVE pressupõe a existência de alguns fatores que conduzem a este evento. Geralmente um BLEVE ocorre quando as seguintes condições estão presentes:
- o produto interno do tanque, cilindro ou esfera é um líquido ou um gás liquefeito (inflamável ou não);
- o recipiente utilizado para armazenamento é confinado em: tanque, esfera, cilindro e tonéis;
- a temperatura do líquido é maior que a sua temperatura de ebulição à pressão atmosférica e, portanto, a pressão no recipiente é muito maior que a pressão atmosférica;
- ocorre a falha do recipiente que pode ser ocasionada pela presença de fogo no costado do tanque, fraqueza estrutural, falha da válvula de segurança, impacto e outras. Normalmente os acidentes com "BLEVEs" envolvem produtos inflamáveis e são causados por incêndios que resultam em uma bola de fogo.
O BLEVE ocorre da seguinte forma:
- aquecimento do costado do tanque, cilindro ou esfera o qual resulta o aquecimento do líquido internamente que pode ser ou não inflamável;
- a temperatura do líquido e a pressão do tanque