Economia e Energia
!
!
!
!
!
!
!
!
TEXTO
ECONOMIA E ENERGIA
RAFAEL CERQUEIRA
!
!
!
!
!
!
!
!
FEIRA DE SATNANA, ABRIL DE 2014
Introdução
Este texto mostra de forma superficial como as relações sociais, históricas e economicas do homem com a produção, gestão e utilização de energia se apresentam como fator de grande importancia e definidor dos rumos que os sistemas diversos encaminham.
É uma leitura rápida e serve para levantar questões importantes acerca de conceitos, problemas e questões diversas relacionadas à energia.
Foi produzido em resposta de forma simplista a uma questão levantada em sala de aula sem pretenção de apresentação de resposta profunda sobre o assunto.
Após ler o texto envie seu comentário para :sc.rafael@hotmail.com, uma opinião da forma que quiser, mesmo que seja do tipo: "Seu texto é uma bosta". Não levaria mais que 5 minutos de seu tempo e eu ficaria grato.
Economia e Energia
A estreita relação do homem com o consumo e produção de energia remonta ao inicio da organização social humana, muito antes da formulação dos conceitos relacionados a energia, há uma procura do homem ao estabelecimento de alguma forma de produção energética, seja através da caça, seja através da agricultura. As grandes evoluções se iniciam, por opinião própria, com o domínio da fonte de energia mais básica existente, calor, devido a descoberta do fogo.
Interligado a crescente necessidade e novas maneiras de organização é possível observar a inserção de novas fontes de energia ao uso humano, com o objetivo, o qual, faz parte de seu conceito: Gerar trabalho. Então a evolução humana se mostra em relação direta ao desenvolvimento de fontes de energia.
Alguns marcos importantes podem ser citados: Desenvolvimento da máquina a vapor, criação do motor de combustão interna, geradores elétrico, turbina elétrica e motores elétricos.
Sem contar com os grandes avanços dados em relação ao estudo da energia e