Governo Dilma
Da BBC Brasil em São Paulo
Atualizado em 20 de agosto, 2014 - 06:38 (Brasília) 09:38 GMT
Na arena de batalha das campanhas eleitorais, os marqueteiros dirão que nem sempre a melhor defesa é o ataque. Cada vez mais, também é importante blindar os pontos fracos dos candidatos.
No dia da oficialização da candidatura de Marina Silva à Presidência pelo PSB, em substituição a Eduardo Campos, que morreu em um acidente aéreo na semana passada, a BBC Brasil ouviu especialistas para apontar as maiores fraquezas dos três presidenciáveis mais bem colocados pelas pesquisas de intenção de votos – e o impacto que elas podem ter nas urnas. Confira.
Dilma Rousseff
Dilma Rousseff
Idade: 66 anos
Formação: Economista
Partido: PT (Partido dos Trabalhadores)
Cargos ocupados: presidente (atual); ministra da Casa Civil, ministra de Minas e Energia
Notícias relacionadas
Duas visões: qual o projeto de Marina para o Brasil?
#SalaSocial: Para internautas, Marina vai de 'luz no fim do túnel' a fenômeno 'emocional'
Projeções de sucesso de Marina são precipitadas, dizem analistas
Tópicos relacionados
Brasil
Candidata à reeleição, Dilma Rousseff tenta sobrepor uma imagem de gestora eficiente à dos escândalos de corrupção que acometeram os últimos 12 anos do governo Partido dos Trabalhadores (PT).
Para o cientista político Ricardo Ismael, da PUC-Rio, Dilma apresenta "cansaço eleitoral" e seu maior desafio é propor uma "mudança, mas com continuidade".
"Os desgastes relacionados ao tempo em que seu partido está no poder constituem, sem sombra de dúvida, um ponto fraco na candidatura de Dilma", concorda Antonio Carlos Mazzeo, cientista político da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Marília.
O cientista político e sociólogo Paulo Baía, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acredita que Dilma tem pouca empatia junto a uma classe média urbana que cobra "essência das instituições" e cujas