Black
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DO CURSO DE LETRAS
MARIA CRISTINA COSTA LIMA
RELATÓRIO
São Luís
2013
MARIA CRISTINA COSTA LIMA
RELATÓRIO
Relatório de filme apresentado à disciplina de Fundamentos da Educação Especial, do curso de letras, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ministrada pela Prof.ª Maria do Rosário, para obtenção de nota referente à disciplina.
São Luís
2013
AGRADECIMENTOS
A Deus por nos proporcionar a vida, saúde e a capacidade de amar a si e ao outro sem restrições. À professora Rosário que nos direcionou e instigou a formular o nosso trabalho com maior respaldo no campo prático da atividade docente e sua relação com a inclusão social, observando que as limitações são desafios possíveis de vencer. Assim, tivemos a chance de repensar criticamente sobre a carreira de docentes como personagens diretos na formação da sociedade e nos métodos a serem empregados em sala de aula.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
CURSO DE LETRAS
“BLACK” – UM CAMINHO ILUMINADO PELA COMPREENSÃO E A PERSEVERANÇA.
RESUMO: Black, um filme indiano produzido em 2005 por Sanjay Leela Bhansali. retrata a história de superação e amizade entre Michelle, uma garota cega e surda com dificuldades de aprendizagem e relacionamento, e Debraj Sahai, o seu professor-motivador que a auxilia na descoberta do mundo exterior. Michelle filha mais velha dos McNallys, família anglo-indiana católica, ficou surda e cega após uma doença que teve quando tinha poucos meses de idade. Cresce sem conseguir se comunicar com o mundo, e seus pais não conseguem, e não sabem como educá-la, então, decidem colocar Michelle em uma Instituição para pessoas especiais, escrevendo para uma escola