Black
Gabriel de Abreu Gonçalves de Paiva
“Black”, um belíssimo filme indiano,conta a estória de duas estranhas almas gêmeas. Michelle, uma menina que desde o nascimento é cega e surda e Debraj, mais que um professor, uma pessoa que dedicou a sua vida para que Michelle encontrasse a luz do conhecimento, da sabedoria ou mesmo da felicidade.
O filme inicia com a cena de Michelle, 40 anos, em busca de Debraj, seu professor, que não encontrava a doze anos. Desejava que o mesmo voltasse para perto dela. Depois de tamanha espera, ela o reencontra, porém o mesmo portava o Mal de Alzheimer. Debraj não recordava de nada, nem como falar, mas Michelle acredita em sua recuperação. Ela passou a escrever a sua história, em braile, com o intuito de contribuir para que Debraj lembrasse de seu passado. A partir desta deixa o longa “Black” passa a contar a história de Michelle.
Como já apresentado, Michelle nasceu cega e surda e era tratada como um animal. A cada dia, durante 8 anos de sua vida, Michelle sofria ou desencadeava um novo acidente. Seu pai pensou em envia-la à um manicômio. Apanhava pela falta de paciência de seu pai, porém sua mãe sempre a defendia. A procura de um local que Michelle pudesse se desenvolver, seus pais localizam uma escola, com um professor experiente. Neste momento se iniciou a longa amizade com Debraj, seu professor. Porém nem tudo são flores, o início desta amizade começou vários dias após o início do trabalho de Debraj com Michelle. Ela comia com as mãos, tinha medo da água entre outras características. Seus pais a avaliavam como um ser incapaz. Debraj mostrou que ao contrário do que seus pais pensavam ela aprenderia, através de seu método, a voar. Através dos dedos, a voz dos surdos, ensinou a ela a língua de sinais. Através do tato, juntamente com a superação do maior medo de Michelle, a água, passou a ensinar o significado das palavras.
O longa metragem passa anos e volta a mostrar Michelle com um novo sonho, se matricular em uma