POSIÇÕES TEÓRICAS EM RELAÇÃO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DE MÉTODOS PROBLEMÁTICOS
O presente trabalho tem como tema posições teóricas em relação a aprendizagem significativa através de métodos problemáticos.
O ensino-aprendizagem constitui um processo que serve para dotar os estudantes, sob a orientação do professor de conhecimentos, habilidades e hábitos, de influir sobre a sua consciência e conduta; é o processo de actividade cognitiva viva dos estudantes e do seu desenvolvimento multifacético, que faz parte de uma actividade que corresponde à aquisição e assimilação mais ou menos consciente de novos padrões e novas formas de perceber, ser, pensar e agir.
Nos dias de hoje ainda é comum encontrar a falta de diálogo, a relação professorestudante baseada na vertical, o uso dos métodos meramente reprodutivos, a falta da componente afectiva no processo de ensino-aprendizagem, são dentre muitos, factores que motivaram o autor deste trabalho, o estudo do tema.
O
processo
de
ensino-aprendizagem
conduz
aos
propósitos
previamente
concebidos que guiam a actividade dos professores e estudantes para alcançar transformações através de acções necessárias que levam ao êxito do ensino. Na visão de Freire, (1996), O processo de aprendizagem está encaminhado para interagir de forma criativa. Tal prática estimula o pensamento e o motiva para uma participação activa.
Gadotti, (1999), postula que a organização do processo de ensino – aprendizagem
“deve permitir a interacção entre todos os escolar, entre si e com o professor. Um projecto educativo é gerador de práticas sociais, não reproduz de forma mecânica a sociedade, mas sim actua sobre ela para sua transformação criadora. No âmbito pedagógico o professor deve encontrar as maneiras mais adequadas de vincular o conteúdo do ensino com os interesses, emoções e sentidos para o sujeito cognoscente essa aprendizagem, de modo a aproveitar ao máximo as possibilidades que oferece este processo para formar integralmente a personalidade do estudante
e