Fichamento A História Repensada
Aponta que até pouco tempo atrás os historiados estudavam o passado com a ideia de que ele estava lá atrás bem organizado a espera de ser revelado em sua "essência" e "totalidade" Devia ser interpretado com objetividade e neutralidade, sem a intervenção subjetiva do narrador
Introdução
Este livro tem como público alvo os estudantes
Se propõe a tanto uma introdução do que é a História como a provocar polêmica Propões uma leitura crítica do texto
Se coloca como necessário nesse momento, aponta que os textos introdutórios que existem estão presos aos seus anos de formação (1950 - 1960) o que faz com que tenham se tornado "velhos de guerra" e além disso são muito "ingleses"
Coloca que a História está atrasada em relação a estudos próximos como a Literatura e a Filosofia quando a instrumentos teóricos, cita as seções existentes nas livrarias para exemplificar isso, com na parte de História apenas alguns livros "perdidos".
Indica que existem alguns artigos que falam de história, porém que a teoria da história não exercem pressão como textos de teoria literária exercem sobre o estudo da literatura. Pois os historiadores seria práticos demais
Para formular o livro recorreu a áreas "correlatas" Teoria filosófica e literária
Texto se estrutura em 3 capítulos curtos da seguinte forma: O que é a história? Se propõe a deixar de lado o senso comum(discurso dominante) Demonstrar que a "história" são na verdade "histórias", pois existe uma multiplicidade de histórias Algumas perguntas e algumas respostas Se propõe a formular e responder uma série de questões que são comuns em debates básicos e introdutórios sobre a natureza da história como "O que são fatos históricos?", "A história científica é possível?", etc. Construindo a história no mundo pós-moderno Reunião de todos os argumentos apresentados relacionando-os com a posição do autor.
O que é a História?
Se propõe a responder a pergunta do