aprendisagem por imitação-observação
1.1- Definição de Didáctica; Seu Objecto de Estudo;
1.2- Surgimento e Desenvolvimento Histórico da Didáctica;
1.3- Perspectiva Histórica sobre o Ensino;
1.4- Importância da Didáctica; A Didáctica e outras Disciplinas;
1.5- Categorias Didácticas Fundamentais;
1.6- Tarefas da Didáctica
1.7- Fontes e Métodos da Investigação Didáctica
OBJECTIVOS: - Compreender a Didáctica como a arte do ensino;
- Conhecer a evolução histórica da Didáctica;
- Dominar os aspectos fundamentais do ensino e aprendizagem;
- Relacionar a Didáctica com outras ciências;
- Descrever as categorias da Didáctica.
1.1. DEFINIÇÃO DE DIDÁCTICA e SEU OBJECTO DE ESTUDO
A palavra Didáctica1, a princípio, significou a ciência e a arte de ensinar. O termo foi empregue, pela primeira vez, em 1629, quando Ratke, escreveu os Principais Aforismos Didácticos. Entretanto, foi Coménius, quem definiu a Didáctica como “arte de Ensinar”, em sua obra intitulada Didáctica Magna, publicada em 1657. Aparentemente, o conceito de Didáctica dado por Coménius parece ser satisfatório; merece porém uma análise mais refinada devido as diversas interpretações que se têm dado à palavra ensino.
Do ponto de vista dos pedagogos da escola tradicional, ensino é sinónimo de instrução, isto é, mera transmissão de conhecimentos. Assim sendo, a Didáctica consiste numa doutrina da instrução.
Entretanto, a maioria dos pedagogos prefere dar ao ensino uma dimensão bem mais ampla do que instrução. Segundo eles o ensino é a formação intelectual e moral, a formação do homem. Na realidade o ensino não é um processo no qual ocorre apenas a transmissão de conhecimentos do professor para o aluno, tornando este um mero receptor passivo, mas é um processo de aprendizagem, esforço que objectiva a formação ou modificação da conduta humana. Nessa linha de pensamento, o aluno aprende por si, enquanto o professor é um