Black Dog
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO
Ação de Marketing Social
Alicia Lancini
Ana Luisa Moreira
Lucas Mosquetti
Pedro Henrique Assalim
São Paulo 2015
Black Dog – A Empresa
A loja Black Dog é considerada vendedora de um dos melhores hot dogs de São Paulo. Ela foi fundada em 1997 por Leandro Neves, ex office boy que trabalhava em uma loja de tintas e decidiu vender cachorro quente para os clientes, atendendo a todo tipo de público mas principalmente jovens na saída de cursos e escolas ou voltando de bares e baladas.
A marca não possui missão, visão e valores definidos. Porém seu objetivo é vender hot dog diferenciado de qualidade por um preço justo, a estratégia é passar para o consumidor a sensação de que com menos de R$ 6 é possível comer um cachorro-quente, que mede mais de um palmo e pesa aproximadamente meio quilo.
A marca atua apenas no mercado nacional, principalmente no estado de São Paulo, onde possui em torno de 15 lojas, mas tem projetos para expandir para outros lugares do país. Já está confirmada a abertura de um loja no Rio Grande do Sul.
Causa a ser defendida
Só na cidade de São Paulo existem em torno de 14 mil pessoas em situação de rua. São todos muito pobres, pessoas para quem algumas das instituições básicas da sociedade - propriedade privada, família, mercado - deixaram de propiciar as estratégias usuais de sobrevivência. Sem casa e sem lar, é cada vez mais difícil encontrar soluções para sua subsistência: alimentos, abrigo, dinheiro, bebida, remédios e segurança.
O objetivo da ação é dar um incentivo para essas pessoas começarem a batalhar por uma vida melhor suprindo as principais necessidades, que são fome e higiene básica.
Público Alvo
Como a maioria dos moradores de rua perderam os vínculos com seus familiares é difícil definir um perfil específico. Este perfil varia de crianças que foram expulsas de casa a homens de idade avançada que perderam o emprego