INTRODU O TESTE DE CHAMA
Identificar as substâncias através da visualização do fóton emitido por cada composto.
MATERIAIS E REAGENTES
Materiais:
1. Bico de gás
2. Haste de madeira
3. Erlenmeyer
Reagentes:
1. Bário
2. Cádmio
3. Cálcio
4. Cobre
5. Estrôncio
6. Lítio
7. Potássio
8. Sódio
9. Solução de Ácido Clorídrico
INTRODUÇÃO
O teste de chama é um procedimento laboratorial utilizado na Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento.
Quando um átomo absorve energia (térmica ou elétrica), o elétron pode saltar para uma camada mais energética. Nessas condições o átomo se torna instável, encontra-se num estado excitado. Os elétrons excitados tendem a voltar para as suas camadas de origem, e quando isso ocorre, o elétron devolve a energia absorvida, na forma de onda eletromagnética.
Bico de gás
Aparelho ligado ao gás, utilizado no aquecimento de materiais não inflamáveis. Possui em sua base um regulador de entrada de ar para controlar o tipo de chama, Impedindo-se a entrada de ar, a chama torna-se amarela e relativamente fria e a combustão é incompleta. Aumentando-se a entrada de ar, a chama torna-se azul, mais quente, e forma um cone interior distinto, mais frio.
1. Zonas da chama do bico de gás:
a. Zona neutra da chama: região próxima da boca do tubo; nela não ocorre combustão do gás. É considerada fria se comparada às outras regiões.
b. Zona redutora da chama: fica acima da zona neutra e forma um pequeno “cone”, nela se inicia a combustão do gás. A temperatura é bem inferior à da zona oxidante.
c. Zona oxidante da chama: compreende toda a região acima e ao redor da zona redutora; nela a combustão do gás é completa. É muito quente: a sua temperatura pode chegar a 1100 °C.
As reações incompletas produzem menor energia que a combustão completa. Isso explica a diferença entre as cores das chamas, pois a chama amarela, característica da combustão