blablabla
Disciplina: Física Professor : Marciel S. Santos
Guilherme Hiroiti Gomes Miyadaira n° 12 CTII 317
Matheus Monteiro Torres n° 20
Paulo Nascimento Müller dos Anjos n° 25
Pedro Enrique Spaolonzi Caporrino n° 26
Introdução
Você já observou que quando um carro passa buzinando o som parece mudar de tom? Enquanto o carro se aproxima, o som de sua buzina é mais agudo, e quando está se afastando, se torna mais grave. Mas para quem está dentro do veículo o tom não muda. Enquanto o homem se deslocava a baixas velocidades, usando as próprias pernas, cavalos, carruagens ou barcos, este efeito não foi notado. Somente após o advento das estradas de ferro, o homem pode aumentar a sua velocidade de deslocamento, e estes efeitos se fizeram sentir.
Christian Johann Doppler
O nome efeito Doppler é uma referência ao físico austríaco Christian Johann Doppler, que o estudou e descreveu. Ele escreveu um artigo onde afirma que a frequência do som percebida por um observador depende do movimento relativo entre a fonte emissora do som e o observador.
Nacionalidade : Austríaco;
Nascimento : 29 de novembro de 1803;
Local : Salzburgo;
Falecimento : 17 de março de 1853 (49 anos) - De tuberculose;
Local : Veneza. O efeito Doppler foi descrito por ele na obra intitulada Über das farbige Licht der Doppelsterne. A primeira comprovação foi obtida pelo cientista alemão Christoph B. Ballot, em 1845, em um experimento com ondas sonoras realizado na linha férrea Utrecht-Maarsen. No caso um trompete foi colocado em um vagão-plataforma, de forma que, quando o mesmo se encontrasse em movimento e se aproximasse do observador, o som se tornaria mais alto/agudo, porém se tornaria mais baixo/grave a medida que se afastasse.
Efeito Doppler
O Efeito Doppler é utilizado