Medicamentos
A avaliação da prescrição e dispensarão de fármacos anorexígenos e de fundamental importância, visto que “o Brasil e um dos países onde mais cresce o consumo destes “medicamentos”. Sendo bastante relevantes as informações a respeito desses medicamentos e associações que os contenham, pois o uso de forma indiscriminada acarreta problemas de seguridade e eficácia implicando em uma relação risco/beneficio não satisfatória para o usuário.
Sendo assim, este estudo foi realizado com o objetivo de revisar o uso da sibutramina no tratamento farmacológico da obesidade. Considerando que atualmente muitas pessoas, principalmente, jovens e mulheres procuram cada vez mais emagrecer por meio da ingestão de medicamentos e, normalmente essas pessoas não correm os riscos da obesidade, mas acabam se sujeitando aos efeitos colaterais desagradáveis e perigosos provocados pelos inibidores de apetite.
2 DESENVOLVIMENTO
A obesidade é um grave problema de Saúde Publica caracterizado pelo acumulo excessivo de gordura, numa proporção que pode prejudicar a saúde atual e futura do indivíduo resultado de um desequilíbrio na homeostase energética, ou seja, no binômio ingestão alimentar (apetite) e gasto de energético (termogênese) (COLE et al., 2009).
É uma doença crônica que afeta o organismo de forma global e cuja complexidade inclui aspectos clínicos, epidemiológicos e psicossociais, exigindo uma abordagem ampla e multidisciplinar, sendo causa de sofrimento, depressão e de comportamentos de esquiva social, que prejudicam