Blabla
Dentista
Doença derivada da atividade
Sífilis
Doença infecciosa, aguda ou crónica, provocada pela bactéria Treponemapallidum e que se transmite por contatos sexuais diretos ou por hereditariedade. Tem um período de incubação de 12 a 30 dias, após o qual, se não for tratada, surge o cancro sifilítico ou cancro duro, seguido de febre ligeira e sintomas gerais (sífilis primária). Posteriormente, lesões cutâneas multiformes (sifilides e roséola) e adenopatias generalizadas (sífilis secundária). Num período evolutivo mais avançado surgem gomas e manifestações cardiovasculares e do sistema nervoso central (sífilis terciária). O tratamento de massa da sífilis com penicilina modificou as características evolutivas da doença que levaram a que, na atualidade, a sífilis seja, mais frequentemente, classificada em sífilis recente e sífilis tardia.
Elos epidemiológico
Fi = Fonte de infecção: O reservatório natural do T. pallidum é o homem e a fonte de infecção prevalente é o doente de sífilis recente.
Ve = Via de Eliminação: Mucosas, saliva Fluidos genitais
Vt = Via de Transporte: Pode-se adquirir sífilis por contato sexual, via placentária , por beijo (saliva), ou outro contato íntimo com uma lesão ativa (fluidos genitais que contenha a bactéria Treponema), por transfusão de sangue ou derivado ( bolsas de sangues, ou, ainda, por inoculação acidental direta, por exemplo, em profissionais da área da saúde.
Vp = Via de Penetração: As vias de entrada e saída são fundamentalmente a pele e as mucosas.
Susc'. = Susceptível: Ser Humano
Ação sobre os elos
Vias de Transporte
Prevenção e educar sobre suspeitas e diagnóstico precoce e tratamento, manuseio corretos de objetos possivelmente contaminados , além da promoção da prática de sexo seguro com o uso de