Educação física
Alcyane Marinho*
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre as concepções de aventura e de risco, manifestadas nas atividades realizadas na natureza. Os discursos aqui apresentados estão contidos em uma pesquisa mais ampla, cuja abordagem trabalha com um universo de motivos, aspirações, valores, crenças e atitudes, correspondendo a um espaço mais profundo dos processos, relações e fenômenos. Foi possível perceber que as atividades de aventura na natureza são portadoras de inúmeros significados, relacionando-se a novas descobertas, a novos desafios, à busca pelo desconhecido, ao reencontro consigo mesmo, à incerteza, à espontaneidade, à cooperação, à amizade, entre outros. Tais atividades compreendem diversas formas de experimentação, apontando para além do risco físico, o risco simbólico e imaginário. Palavras-chave: Atividades de lazer. Aventura. Risco. Natureza.
1 INTRODUÇÃO
Numa época em que o desenvolvimento tecnológico e as condições de vida (trabalho, moradia, etc.) no meio urbano parecem afastar as pessoas, cada vez mais, do convívio com a natureza, ao mesmo tempo em que o desenvolvimento econômico segue destruindo o meio ambiente em escala planetária, é sintomático que um número crescente de pessoas procure passar momentos agradáveis e emocionantes junto à natureza. Embora a idéia de aventurar-se em expedições não seja nova, há motivações, significados e conseqüências claramente peculiares à época em que vivemos, especialmente quando pensamos em atividades de aventura na natureza.
*
Docente da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis (SC). Pesquisadora do Laboratório de Estudos do Lazer (LEL) da UNESP de Rio Claro (SP). Brasil. E-mail: alcyane.marinho@hotmail.com
182 -nsaios
Alcyane Marinho
Tais atividades estão sendo entendidas como as diversas práticas manifestadas,