blabla
–
Biofísica II
–
FFCLRP
–
USP
–
Prof. Antônio Roque
–
Aula 1
1
E stas notas de aula estão fortemente baseadas no livro de T. F. Weiss (2 vols.) indicado na bibliografia.
Difusão
A difusão pode ser definida como o p rocesso pelo qual uma população de partículas é transportada de regiões de alta concentraçãoo para re giões de baixa concentração de maneira a dimin uir o gradiente de concentração de partículas no meio.
Introdução Histórica
As primeiras medidas sistemáticas de um processo de difusão foram feitas pelo químico escocês Thomas Graham (1805
-
1869), que estudo u difusão de gases e líquidos entre 1828 e 1850. Por exemplo, para estudar a difusão de substâncias na água, Graham encheu dois reservatórios com diferentes concentrações de ácidos ou sais em água, permitiu que os conteúdos dos dois reservatórios se comuni cassem por vários dias, e então analisou os seus conteúdos.
Graham observou que a quantidade de soluto transportada decrescia em função do tempo e que a quantidade de soluto que se difundia durante um período fixo de tempo de um recipiente cheio para um re cipiente vazio era proporcional à quantidade de solu
5910187
–
Biofísica II
–
FFCLRP
–
USP
–
Prof. Antônio Roque
–
Aula 1
2
Em 1855, o médico e fisiologista alemão Adolf Fick (1829
-
1901), então professor associado de anatomia e fisiologia da Universidade de Zurique, propôs leis fenomenológicas para a difusão de um soluto em um solvente (que atualmente levam o seu nome).
Vale a pena reproduzir um trecho dos escritos de Fick:
“Há alguns anos atrás, Graham publicou uma vasta investigação sobre a difusão de sais em água, na qual ele especificamente compar ou a difusibiliade de diferentes sais. Me parece, no entanto, lamentável que em tal investigação tão valiosa e abrangente o desenvolvimento de uma lei fundamental para a operação da difusão em um único elemento de espaço tenha sido desprezado, e eu tenho t rabalhado no