Bla bla
UMA ABORDAGEM DIDÁTICA EM LABORATÓRIO
Marcos F. M. – mendes@ieee.org
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
Centro de Engenharias e Ciências Exatas – CECE
Av. Tarquínio Joslim dos Santos, 1300 – Pólo Universitário
Foz do Iguaçu / PR – Caixa Postal 961 – CEP: 85.857-970
Usina Hidrelétrica de ITAIPU
Divisão de Manutenção Eletrônica – SMME.DT
Av. Tancredo Neves, 6731 – CHI
Foz do Iguaçu / PR – Caixa Postal 1563 – CEP: 85.866-900
Resumo: O artigo propõe a implementação prática de um controlador PID analógico como recurso didático. São apresentados uma sugestão de metodologia e os circuitos eletrônicos. A montagem permite entender o funcionamento do controlador PID e estudar controle em malha fechada na prática, motivando o interesse dos alunos por estes assuntos. O controlador é modular e tem os recursos básicos dos controladores PID industriais. A implementação é feita utilizando amplificadores operacionais e componentes eletrônicos discretos de uso comum. O seu funcionamento é satisfatório e alguns resultados de testes são apresentados. Palavras-chave: Ensino de Controle, Ensino em laboratório, Controladores PID, Controle analógico, Controle.
1.
INTRODUÇÃO
Em controle e automação é muito comum o uso de controladores PID - proporcional mais integral mais derivativo. Segundo SEBORG (1994), em torno de 90% das malhas industriais utilizam este controlador. Uma década se passou e ele continua sendo o tipo de controlador mais usado na industria.
O controlador PID quando bem sintonizado, permite um bom controle do processo na maioria das aplicações. Ele pode ser utilizado em diversos tipos de plantas, proporcionando erro nulo em regime estacionário, pequeno tempo de resposta (acomodação) e níveis aceitáveis de sobre-sinal. Algumas das mais comuns aplicações deste tipo de controlador são a regulação de temperatura de fornos e a regulação de velocidade de geradores hidráulicos.
Além da grande