Bismuto
O nome do elemento significa “massa branca” vem do alemão “Wismut”, é um elemento químico de símbolo Bi, de massa atômica igual a 208,9 unidades de massa atômica. Em temperaturas normais de ambientes o bismuto encontra-se no estado sólido.
Este elemento é pesado, frágil, cristalino, de cor cinza lustroso. É o mais diamagnético de todos os metais (Diamagnetismo é o termo utilizado para designar o comportamento dos materiais serem ligeiramente repelidos na presença de campos magnéticos fortes), e com a condutividade térmica mais baixa entre todos os elementos, com exceção do mercúrio. Se avaliarmos todos os metais existentes, e compararmos com o bismuto, ele será o menos conduz corrente elétrica.
Esse metal foi descoberto em 1753 pelo francês Claude Geoffroy Junine, vindo mais comumente do mineral bismutinita.
Descrição
É um elemento metálico com tonalidade rosácea e com brilho iridescente, dos metais o bismuto é o único que não é toxico. Se aquecer esse elemento em presença do ar, ele queimara com chama azul e será transformado em óxido de bismuto, os vapores são amarelos.
Aplicações do bismuto
- Ele é utilizado muito em cosméticos, na forma de oxicloreto de bismuto.
- Imãs permanentes fortes são feitos a partir de liga de Mn-Bi, Bismanol;
- São usados na produção de dispositivos de segurança de detecção de incêndios;
- Como catalisador na produção de fibras acrílicas;
- Em reatores nucleares como suporte para combustível U-235;
- O subnitrato de bismuto é um dos componentes dos esmaltes, responsável pelo brilho iridescente;
Ocorrência
Está na crosta terrestre, não muito abundante na forma nativa e na forma de minerais. Canadá, México e Peru são os maiores produtores. Obtido como um componente de processamento de minerais de cobre, ouro, prata e outros.
Os cristais de bismutos são produzidos em laboratório, e se tiver bismutos com grande índice de pureza formam-se diferentes cristais coloridos.