Licencatura
É um elemento transurânico, radioativo, provavelmente metálico, sólido, de aspecto prateado. A descoberta foi anunciada por cientistas russos e norte-americanos no início de 2004, porém os resultados ainda não foram confirmados.
História
Em 1 de fevereiro de 2004, a síntese dos elementos ununtrio eununpentio foi relatada por uma equipe composta de cientistas russos na Universidade de Dubna do "Joint Institute for Nuclear Research", e por cientistas norte-americanos do "Lawrence Livermore National Laboratory" . A descoberta do elemento ainda não foi confirmada.
A equipe relatou que bombardeou amerício (número atômico 95) com cálcio (número atômico 20) para produzir quatro átomos de ununpentio. Estes átomos, segundo o relato, deteriou em átomos de ununtrio (113) numa fração segundo. O ununtrio produzido estabilizou durante 1,2 segundos antes de decair em elementos naturais.
"Ununpentio" é um nome sistemático, temporário, adotado pela IUPAC.
Ficção
Antes de ser descoberto, o ununpentio foi mencionado regularmente na cultura popular, até como combustível de objetos voadores não-identificados (UFOs). * No game “X-COM” existe um elemento denominado "elério-115", ainda, com o erro de adotar o número atômico como sendo o número de massa. * Um isótopo estável ficcional de ununpentio ocorre no game "Dark Reign". * Um isótopo estável ficcional deste elemento também ocorre no filme "The Core". * Um isótopo estável ficcional do “elemento 115” é a força da máquina do tempo no Show de TV "Seven Days".
Bismuto
Segundo a física nuclear nenhum dos eventos de ficção mencionados é possível de ocorrer.
Os primeiros registros do bismuto datam da idade média, mas não como um