Raiva humana história de superação
Aluno
JOAB COELHO KALIL
RAIVA HUMANA RABDOVIRUS OU LYSSAVIRUS
Professor: LILIANE
Alunos:
Joab Coelho Kalil
N°: 12 Data: 20/05/2013
Período: 3° F
Campo Limpo Paulista
2013
RAIVA HUMANA
Raiva Humana CID-10 A82
O que é a Raiva?
A raiva humana é uma das doenças infecciosas mais antigas e letais que acompanham a trajetória humana. É uma zoonose viral transmitida somente por mamíferos, geralmente apresenta 100 % de letalidade (somente três casos de cura no mundo).
Descrição
É uma zoonose que tem como hospedeiro, reservatório e transmissor o animal infectado pelo vírus da raiva que transmite a doença aos humanos através de mordedura, arranhadura e ou lambedura.
Apresenta dois ciclos básicos de transmissão: Urbano: cujos principais reservatórios são os cães e gatos, Silvestre: ocorre principalmente entre morcegos, macacos e raposas.
Distribuição
No mundo são estimados 55.000 óbitos humanos por ano, transmitidos por cães, sendo 56% na Ásia e 44% na África; a maioria deles ocorre em áreas rurais.
No Brasil, o principal animal que transmite a raiva ao homem é o cão.
O morcego hematófago (vampiro) é um importante transmissor da raiva, pois pode infectar bovinos, equinos e morcegos de outras espécies.
Todos estes animais podem transmitir a raiva para o homem.
No Brasil, a raiva é endêmica, em grau diferenciado de acordo com a região geopolítica. No período de 1991 a 2007, foram notificados 1.271 casos de raiva humana, sendo os cães responsáveis por transmitir 75%, os morcegos por 12%, os felinos por 3%e os 10% restantes por outras espécies. Vale salientar que, nos anos de 2004 e 2005, o morcego foi o principal responsável pelos casos de raiva humana, com 86,5% dos casos nesses dois anos,
Passando pela primeira vez a superar os casos com transmissão canina, devido à ocorrência de surtos de raiva humana no