Biologia
Tabela é um quadro que resume um conjunto de dados dispostos segundo linhas e colunas de maneira sistemática. De acordo com IBGE (1993) uma tabela deve apresentar os dados de modo resumido e seguro oferecendo uma visão geral do comportamento do fenómeno.
Uma tabela é constituída dos seguintes elementos: * Título; * Cabeçalho; * Corpo da tabela; * Fonte.
Título: É a indicação que precede a tabela e contém a identificação de três factores do fenómeno: * A época à qual se refere; * O local onde ocorreu o evento; * O fenómeno que é descrito.
Cabeçalho: É a parte superior da tabela que especifica o conteúdo das colunas.
Corpo da tabela: É o espaço que contém as informações sobre o fenómeno observado.
Fonte: É a indicação da entidade responsável pelo levantamento dos dados.
2.Gráficos.
O objectivo do gráfico é passar para o leitor uma visão clara do comportamento do fenómeno em estudo, já que os gráficos transmitem informação mais imediata do que uma tabela comum, em que a supremacia de determinadas grandezas não aparece com tanta nitidez como num gráfico (IBGE, 1993)
A representação gráfica de um fenómeno deve obedecer a certos requisitos fundamentais para serem realmente úteis:
Simplicidade – o gráfico deve ser destituída de detalhes de importância secundária, evitando-se, também, traços desnecessários que possam levar o observador a uma interpretação equivocada do fenómeno.
Clareza – O gráfico deve possibilitar uma correcta interpretação dos valores representativos do fenómeno em estudo.
Veracidade – O gráfico deve ser a verdadeira expressão do fenómeno em estudo.
2.1.Características indispensáveis nos gráficos:
* Deve ter título (o mais completo possível) e escala, para ser interpretados sem necessidade de esclarecimentos adicionais no texto; * O título do gráfico pode ser escrito em cima ou abaixo do gráfico, em trabalhos científicos é comum estar abaixo da figura; * No eixo das abcissas, a escala cresce da