Eticas
QUESTÃO Um acto moral é bom porque os seus efeitos são bons, ou é bom por ser realizado de acordo com o que se considera que deve ser feito?
Éticas materiais, teleológicas ou de conteúdo Definem concretamente as finalidades ou bens que deve perseguir a conduta moral.
Éticas formais, deontológicas ou do dever Sem indicarem quaisquer bens concretos, indicam os procedimentos para decidirmos, de forma autónoma e universal, o que devemos fazer.
Concede a prioridade a o c o n t e úd o o u matéria da acção (ao bem, à vida boa, à felicidade, à utilidade, etc.).
Concede a prioridade à forma da acção (ao dever, à obrigação, a princípios universais e abstractos).
O valor de uma acção depende do bem ou finalidade perseguidos (a felicidade, o prazer, a boa vida, o bem-estar)
O valor de uma acção é determinado unicamente pelo “modo de acção” que nela se realiza ou pela intenção com que foi praticada.
Fontes/Critérios de moralidade
• Segundo as éticas deontológicas: - o dever ou a intenção - máximas ou princípios universais • Segundo as éticas teleológicas: - o bem (vida boa, felicidade, bem-estar) - os resultados ou as consequências.
O valor de uma acção mede-se pelo valor da intenção com que uma acção é feita, em consonância com o dever; ou deve medir-se antes pelo valor dos seus resultados, p e l a s s u a s consequências, pelo que se considera bom num determinado contexto ou situação ?