Trabalho de ppi
Fichamento de Marc Bloch
A Sociedade Feudal
Algumas consequências e Alguns ensinamentos das invasões: paginas 62 á 72
A Desordem
O contributo humano: o testemunho da língua e dos nomes
Thais de Sá Arantes Costa
RA 1414944
Disciplina: PPI
Curso: História Licenciatura
São Paulo
Dezembro 2014.
Objetivo do trabalho
Fichar e salientar as ideias principais do autor em relação ao tema abordado, de modo em que a minha compreensão atingiu sobre a leitura proposta sobre o tema desde que não saia do abordado no texto, ou seja, segundo esclarecimentos do autor.
A Desordem
Neste subtítulo o autor evidencia as “feridas” deixadas após as invasões: por meio fluvial as trocas não tinham mais segurança nos seus percursos, na produção rural as terras chegaram a condições de verdadeiros desertos não só pelos invasores mas também pelos próprios camponeses na tentativa de despistar uma possível invasão e guardar os únicos gados restantes . Sofriam por falta de segurança e fome, nem a Igreja foi poupada desta fase decadente. Percebeu-se que até mesmo em sua ordem religiosa e legislativa ocorrera prescritos que previam pilhagens como os citados no texto :
Naquele tempo, a pilhagem tinha-se tornado um acontecimento familiar que as pessoas prudentes previam nos seus contratos. Tal como naquele arrendamento rural dos arredores de Lucques que, em 876, estipulava a suspensão do aluguer «se a nação pagã queimasse ou devastasse as casas e o seu recheio ou o moinho» 37 ; ou ainda, dezoito anos antes, o testamento de um rei de Wessex: as esmolas que os seus bens assegurarão serão pagas apenas se a terra assim onerada «continuar povoada de homens e de gado e não for transformada em deserto» 38 . Diferentes na sua aplicação, semelhantes no sentido, são as preces cheias de temor que alguns livros litúrgicos conservaram, equivalentes, de uma ponta à outra do Ocidente. Na Provença: «Trindade eterna... livra o teu povo cristão da opressão dos