Grupo 15: Nitrogênio, Fósforo, Arsênio, Antimônio e Bismuto.
INTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA - IQB
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
FABRÍCIO SANTOS DA SILVA BORGES
Grupo 15: Nitrogênio, Fósforo, Arsênio, Antimônio e Bismuto.
MACEIÓ
2013
FABRÍCIO SANTOS DA SILVA BORGES
Grupo 15: Nitrogênio, Fósforo, Arsênio, Antimônio e Bismuto.
Experiência de laboratório: relatório com fins, aprovação na disciplina de química inorgânica; Universidade Federal de Alagoas UFAL, submetido pela professora Andréia silva. MACEIÓ
2013
ÍNDICE
OBJETIVOS_______________________________________________________04
INTRODUÇÃO _____________________________________________________05
DESCRIÇÃO EXPERIMENTAL______________________________________06-08
RESULTADOS E DISCUSSÕES_____________________________________09-10
CONCLUSÕES_____________________________________________________11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_____________________________________12
OBJETIVOS
Obter nitrogênio gasoso, amônia, cloreto de amônio e tri iodeto de nitrogênio, realizar a decomposição do dicromato de amônio, do cloreto de amônio e do tri iodeto de nitrogênio e observar as Propriedades Redutoras da Amônia.
4
INTRODUÇÃO
O grupo 15, também conhecido por família 5A, é composto pelos elementos nitrogênio, fósforo, arsênio, antimônio e bismuto e possuem configuração eletrônica externa do tipo ns2np3. Todos os elementos desse grupo apresentam estado de oxidação máximo +5, indicando que utilizam cinco elétrons para realizar suas ligações. O menor estado de oxidação denotado para os elementos desse grupo é 3, encontrado na amônia (NH3).
O nitrogênio constitui 78 % da atmosfera terrestre, porém não é o elemento mais abundante (apresenta-se como 3.º na ordem de abundância relativa). Todos seus nitratos são solúveis em água, de modo que não são comuns na crosta terrestre. A amônia (NH3) apresenta certa propriedade redutora, e através de sua oxidação pode ser obtido também gás nitrogênio.
A