Família 5a
Os elementos químicos da Família do Nitrogênio apresentam configuração eletrônica com cinco elétrons na camada de valência, que são compostas por nitrogênio (N), fósforo (P) , arsênio (As) , antimônio (Sb) , bismuto (Bi) e ununpentio (Uup). Todos os elementos da família 5A apresentam cinco elétrons na camada mais externa e o estado de oxidação máxima é +5, quando utilizam todos os elétrons para fazer ligações. Os compostos formados pelos elementos do grupo possuem alta energia de ionização.
Dentre os elementos da Família, somente o elemento que dá nome a família existe sob a forma de molécula diatômica, que nesse caso é o Nitrogênio, os demais átomos desse grupo são grandes demais e seus tamanhos dificultam o estabelecimento de duas ligações.
Nos hidretos destes elementos a energia de ligação a estabilidade e os ângulos de ligações se tornam menores á medida que se desce no grupo.
Camada de Valência
Os elementos das famílias A apresentam configuração eletrônicos bastante regulares e consequentemente repetem suas propriedades dentro do grupo com mais regularidade sendo denominados de elementos representativos.O número que antecede a letra A na designação da família representa o número de elétrons na última camada, ou seja, na camada de valência, ou seja, 5A tem 5 (cinco) elétrons na camada de valência.
Características
Nitrogênio: é um gás diatômico, sendo o sexto elemento mais abundante em todo universo. O nitrogênio é encontrado livre nos meteoritos, gases de vulcões, minas, algumas fontes minerais, no Sol e demais estrelas, bem como nas nebulosas.
Seu peso específico é de 4,93 g/cm³, com um ponto de fusão localizado em aproximadamente -210 graus Celsius, possuindo um peso atômico de 14,00. Seu número atômico é 7, valendo ao nitrogênio um lugar entre os elementos denominados "ametais" na tabela periódica dos elementos químicos.
O nitrogênio é um gás do grupo 15 (família 5a) da tabela periódica, tendo como símbolo