Os Mercados Organizados de Ações
Prof. Ms. João Paulo Cavalcante Lima
Revisão Textual:
Profa. Dr. Patricia Silvestre Leite Di Iorio
Os Mercados Organizados de Ações
Espero que a unidade sobre os Riscos das Instituições
Financeiras tenha sido proveitosa. Utilize o Fórum “Sanando
Dúvidas” para enviar questões que não ficaram claras.
Agora, vamos tratar da quarta unidade da disciplina, “Os
Mercados Organizados de Ações”. Nessa unidade, nós trataremos de questões atuais e interessantes sobre as bolsas de valores.
Então, você já sabe, acesse a pasta "Materiais Didáticos", lá você encontrará a descrição das atividades propostas para a unidade. Não se esqueça de fazer as atividades dentro dos prazos. A sua participação é fundamental para o seu desenvolvimento e crescimento profissional.
Atenção
Para um bom aproveitamento do curso, leia o material teórico atentamente antes de realizar as atividades. É importante também respeitar os prazos estabelecidos no cronograma.
Contextualização
As transações internacionais movimentam bilhões de dólares por dia. Parcela significativa desses negócios é realizada nas bolsas de valores ao redor do mundo. Para se ter uma ideia da importância do mercado de ações na economia, o valor de mercado das empresas listadas na NYSE – New York Stock Exchange – em abril de 2001 superou a impressionante soma de US$ 16 trilhões.
Nessa unidade, vamos mostrar que as bolsas são um instrumento fundamental para propiciar liquidez e segurança aos investidores de ações e, consequentemente, facilitar a captação de recursos pelas empresas que vão permitir, em última análise, o desenvolvimento econômico do país. Também apresentaremos informações sobre as mais importantes bolsas do mundo.
Material Teórico
1. Mercado Brasileiro de Ações
Em 1845, por meio do Decreto nº 417, de 14 de junho de 1845, foi regulamentada a atividade do Corretor Oficial de Fundos Públicos. A partir desse ano houve uma rápida evolução do