bipolo gerador
ENGENHARIA
Disciplina: Laboratório de Física
Bipolo Gerador - Associação de resistores em série
Nomes: RA
Prof. Da Teoria: Prof. Dr.
25 – março – 2014
Terça-feira
RESUMO:
Trata-se da analise da associação de resistores em série e as relações entre a corrente elétrica e a tensão elétrica. Para comprovar essa relação, foi montado um circuito associado em série, com o objetivo de comprovar a relação de proporcionalidade, entre a voltagem aplicada e a corrente elétrica obtida.
Para isso, foi aplicada uma voltagem, emitida por pilhas, para os resistores, no respectivo circuito e obtidos os valores das correntes elétricas e tensões em cada resistor, através de um multímetro. Com os resultados encontrados, calculou-se as resistências adquiridas em cada caso para compará-las com as resistências nominais, como demonstrado ao longo do experimento. Podendo assim concluir as relações entre corrente elétrica e tensão, como sugerido.
1-INTRODUÇÃO:
Corrente elétrica
Corrente elétrica é o movimento de cargas elétricas dentro de uma passagem fechada, através de um condutor, quando em suas pontas existir uma diferença que é chamada tensão, isso forma um circuito elétrico. A facilidade ou dificuldade com que a corrente elétrica atravessa um condutor é conhecida como resistência. Esses conceitos estão relacionados entre si, de maneira que tendo dois deles, podemos calcular o terceiro através da lei de Ohm.
A Corrente elétrica é o movimento de cargas elétricas dentro de uma passagem fechada, que é chamada de circuito elétrico. A medição da corrente elétrica é feita através da quantidade de cargas elétricas que passam pelo condutor em determinado tempo.
A corrente elétrica corresponde ao deslocamento dos elétrons das cargas positivas, deslocando do positivo ao negativo, chamado sentido convencional da corrente. Apesar de