acido base 2
CAMPUS MACAÉ
TITULAÇÃO ÁCIDO BASE
INTRODUÇÃO
Capítulo I
Fundamentação teórica das reações de Titulação Ácido Base.
TITULAÇÃO ÁCIDO BASE
Quando os cientistas precisam determinar a concentração em mol/L (em quantidade de matéria) de alguma solução, costuma-se usar uma técnica de análise volumétrica denominada titulação, ou mais especificadamente, titulação ácido base.
Esse método é feito colocando-se para reagir uma solução a qual se sabe a concentração, que é denominada de titulante, com a solução a qual não se sabe a concentração, que é denominada de titulado. Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido.
A reação que ocorre entre um ácido e uma base é denominada neutralização, pois o PH costuma ficar neutro ou próximo disso, o que equivale a um pH igual a 7.
Quando um ácido reage com uma base, água e um sal são formados. É preciso saber equacionar esse tipo de reação para os cálculos usados na titulação, conforme será mostrado mais adiante.
Com a adição de um indicador ácido base, observa-se quando a reação se completa, atingindo o ponto de equivalência ou ponto de viragem. É possível saber quando isso ocorre e parar a reação, porque a cor da solução sofre uma mudança brusca na presença de um indicador ácido base, em virtude da variação do pH.
No entanto, embora o ponto de equivalência indique o térmico da titulação, nem sempre os volumes das soluções que são utilizadas resultam em uma solução final neutra, com pH igual a 7.
OBJETIVO
Realizar reações de neutralização de maneiras físicas diferentes, assim como utilizar indicadores ácido base diferentes para análise de cada componente utilizado na prática. Analisar diferentes estados após a reação de neutralização, assim como realizar titulação ácido base para mostra do ponto de viragem e cálculo de molaridade experimental do ácido.
Capítulo II
EXPERIMENTO I – Indicador fenolftaleína 1%
MATERIAL UTILIZADO:
·
Soluções: NaOH