Bipolo gerador
São José do Rio Preto
2013
SUMÁRIO
I - RESUMO
II – OBJETIVO
III – INTRODUÇÃO TEÓRICA
III.I – PARTE EXPERIMENTAL
III.II – RESULTADOS EXPERIMENTAIS
V – DISCUSSÃO
VI – CONCLUSÃO
VII- BIBLIOGRAFIA
I – RESUMO
II - OBJETIVO
O objetivo da experiência é estudar o bipolo gerador, e calcular o potencial elétrico através da corrente encontrada em uma determinada tensão.
III – INTRODUÇÃO TEÓRICA
Um bipolo elétrico é um dispositivo com dois terminais acessíveis, que através deles pode fluir uma corrente elétrica. Em qualquer instante a corrente que entra por um dos terminais deve ser igual a que sai pelo outro terminal.
Considerando um bipolo que é atravessado por uma corrente i(t). Durante o intervalo de tempo dt o bipolo é atravessado pela carga elétrica
dq(t) = i(t) dt
A passagem desta carga transfere para o bipolo uma energia dw, relacionada à carga por:
dw(t) = v(t) dq (t).
A grandeza v(t) é a tensão elétrica, ou voltagem entre os terminais do dipolo:
v(t) = dw(t) volts dq(t)
Obs: 1 volt = 1 joule / coulomb.
Então a voltagem ou diferença de potencial é a energia necessária para mover uma carga unitária em um percurso, medida em volts (V) A tensão é medida por meio do voltímetros, construído por um aparelho indicador e dois fios condutores (pontas de prova) que o interligam aos terminais do dipolo. Os terminais do voltímetro não são intercambiáveis, devendo ser distinguidos pelas marcas “+” e “-“. Se num dado instante a indicação doa aparelho for positiva, podemos afirma que o terminal “+” está a um potencial mais elevado que o terminal “-“.
Um voltímetro ideal não altera o comportamento dos circuitos em que for ligado. Por outro lado, os voltímetros reais sempre modificam o circuito. Deve-se identificar que essa modificação é desprezível.
Potencia elétrica num Bipolo
A potencia elétrica fornecida