Relatorio Bipolo Gerador
O relatório aqui apresentado tem como objetivo principal estudar o experimento tratado como “Bipolo Gerador”, onde buscamos através de experimentos físicos em laboratório, colhimento de dados, e de cálculos, identificar em um pequeno circuito as variações quanto à tensão e corrente quando alteramos a resistência da mesma.
Um dos objetivos também é estudar a potencia util desenvolvida num circuito alimentado por uma fonte de corrente continua. Este simples experimento nos permitirá calcular quase que exatamente, como reagem as grandezas elétricas com que trabalharemos, neste pequeno circuito. Desconsiderando algumas coisas para realiza-lo, como por exemplo, Aferimento dos equipamentos de medição.
Para nos contextualizarmos melhor. Os bipolos geradores são dispositivos cujo objetivo é elevar o potencial elétrico, sendo assim produzir diferença de potencial, o que por sua vez, produz corrente elétrica.
Esta elevação de potencial corresponde a um aumento de energia, ou seja, para que o bipolo gerador funcione é necessária uma fonte de energia, a qual é utilizada na realização do trabalho sobre as cargas elétricas que se movem. Esta fonte de energia adicional depende do tipo de gerador. Nas pilhas convencionais (usadas no nosso experimento) a energia prove de uma reação química irreversível, que, gradativamente, vai sendo consumida, levando ao desgaste da pilha. Nas baterias a reação química é reversível, isto é, a bateria pode ser recarregada.
Além disso, existem também geradores eletromagnéticos, nestes a energia elétrica adicional é gerada pela conversão de energia mecânica em energia elétrica isto através de processo magnético.
Este processo é o que ocorre nas grandes usinas geradoras utilizadas pelas companhias de eletricidade.
Os geradores de energia química fornecem corrente contínua e são representadas pelo símbolo:
Os geradores eletromecânicos