TRABALHO ELIZENE
Sistema nervoso somático (Nolutario)
É responsável pelo controle da musculatura esquelética e pela transmissão de informação dos órgãos sensória. Apresentação um componente aferente ou eferente.
O componente aferente conduz aos centros centro térmica. Nervosos impulsos originados em receptores periféricos, informado-os sobre o que se passa no meio ambiente os nervos aferentes recolhem da periferia as excitações que conduzem ao SNC, traduzindo-se depois em sensação táctil e térmica.
Os componentes eferentes leva aos músculos estriados esqueléticos o comandos dos centros nervosos, resultado, pois, movimentos voluntários. São esses nervos eferentes que conduzem do SNC o estimulo que vai fazer contrair os músculos, segregar as glândulas. (Orientados desde modo diversos comportamentos, Ex: andar, correr, escrever, chorar...). Os nervos de conexão permitem estabelecer a relação entre nervos aferentes e eferentes.
Sistema Nervoso autônomo (visceral)
É aquele que se relaciona com a inervação e controle que se relaciona com a inervação e controle das estruturas viscerais. E muito importantes para a integração dos diversas vísceras no sentido da manutenção da Constancia do meio interno. Formam distinguidos no sistema nervosos componentes aferentes conduz os impulsos nervosos. Originados em receptores das vísceras (nervosceptores) a aérea especifica do sistema nervoso . O componente eferente leva os impulsos originados em certos centros nervosos até as vísceras, terminados em glândulas, músculos lisos ou músculos cardíacos. O componente do sistema nervoso visceral é denominado sistema nervoso autônomo e pode ser subdividido em simpático e parassimpático.
A divisão simpática é mais ativa quando são necessários mais energias, isto é, poderá acelerar o ritmo cardíaco, aumentar o nível de glicose no sangue ou inibir a digestão. Divisão parassimpática ativa em situações do ritmo cardíaco, em situações inibitórias.