Regulador de Tensao
REGULADOR DE TENSÃO COMPROTEÇÃO CONTRA SURTO
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos projetar um regulador de tensão transistorizado com um circuito de proteção de sobre corrente para conectar a fonte linear projetada anteriormente, os valores característicos, de tensão e corrente de saída foram especificados em material postado via SGA.
O regulador será projetado a partir de um circuito retificador de onda completa usando ponte de diodos e com filtro capacitivo (fonte linear projetada anteriormente), a parte de regulação será dada pelo transistor Q1, o resistor R1 e pelo diodo zener D, já a parte de proteção contra sobre corrente será dada pelo transistor Q2 o resistor R2 e R4.
Este circuito deverá fornecer uma tensão de saída de 12VDC, com fator de Ripple ≤ 1% e uma corrente de até 0,9A para carga. O circuito de proteção de sobre corrente deverá ser ativado toda vez que a corrente na carga ultrapassar 0,9A.
MEMÓRIA DE CÁLCULO
Valores Fornecidos:
Valores obtidos no retificador:
Características que o transistor Q1 deve obedecer:
Cálculo de , que é a máxima corrente de base do transistor, dada por:
O TRANSISTOR INDICADO
TIP 122 (TRANSISTOR DARLINGTON)
Na eletrônica, o transistor Darlington é um dispositivo semicondutor que combina dois transístores bipolares no mesmo encapsulamento (as vezes chamado par Darlington).
A configuração (originalmente realizada com dois transistores separados) foi inventada pelo engenheiro Sidney Darlington do Bell Labs. A ideia de por dois ou três transistores em um mesmo chip foi patentada por ele, mas não a ideia de por um número arbitrário de transistores, o que originaria o conceito moderno de circuitos integrados.
Esta configuração serve para que o dispositivo seja capaz de proporcionar um grande ganho de corrente (hFE ou parâmetro β do transistor) e, por estar todo integrado, requer menos