Bioética
Professora: Waléria
Matéria: Ciências Sociais
Os limites humanos
Alunos: Brenda Julia Lúis Phillippe Saulo
Goiânia, 24 de novembro de 2014
Bioética Existem várias definições para o termo bioética, uma das mais completas diz que bioética é um conjunto de pesquisas, discursos e práticas, normalmente multidisciplinares, cuja finalidade é esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e pela aplicação da medicina e da biologia. A bioética, portanto, tem forte ligação com a filosofia (pois discute as questões éticas) e considera a responsabilidade moral dos cientistas em suas pesquisas e práticas. Entre os temas abordados, sobressaem-se o aborto, a eutanásia, os transgênicos, a fertilização in vitro, a clonagem e os testes com animais. A bioética é um campo de estudo propício ao embate de grupos de interesses distintos como indústrias farmacêuticas, laboratórios de biotecnologia, organizações ambientalistas, associações de consumidores e entidades de classe. Até onde podemos chegar ?
Ao longo do tempo, o conhecimento cientifico passou por uma verdadeira revolução em relação a novas técnicas cientificas e as pesquisas sobre a manipulação de células e átomos, levando ao surgimento de um ramo de estudos, que no caso é a bioética. Ela procura avaliar até onde a ciência pode avançar em suas pesquisas e como vão ser seus resultados e se eles afetam a humanidade para o bem ou mal Ou seja, o seu objetivo é questionar os limites humanos em relação a vida, até onde podem chegar por uma mudança na humanidade.
Principais áreas de estudo A bioética atualmente mantém a atenção no tema de clonagem, porem outro tema que sobressai é o aborto e a questão da sua liberação, para algumas áreas da sociedade ele é considerado assassinato, porém é levantado em questão se a vida da mãe correr risco. Isso acaba tornando-se um assunto de saúde publica.