bioética
Wilges, Lia Bárbara Marques
A bioética num enfoque educacional: implicações na formação de professores de ciências e biologia / Lia Bárbara Marques Wilges. ⎯ Porto Alegre, 2007.141 f.
Diss. (Mestrado) - Faculdade de Física. Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática PUCRS, 2007
Orientação: Drª. Regina Maria Rabello Borges
1. Bioética. 2. Professores - Formação Profissional . 3. Ciência - Ensino. 4. Biologia – Ensino. 5. Formação. I. Título.
A autora ressalta a importância da aprendizagem reflexiva e integral na formação humana, objetivando autonomia do indivíduo. O foco prioritário é a bioética nas questões relacionadas a formação de professores de Ciências Biológicas e Ciências.
Wilges reforça:
“A urgente necessidade de resgate de valores como solidariedade, respeito, dignidade, companheirismo, gratuidade, competência, disciplina, cidadania, liberdade, convívio com as diferenças, são alguns desses desafios diários enfrentados pelo professor nas suas aulas e que certamente, contribuirão para a formação integral do aluno.”
“A Bioética, como um ramo especial da ética, ou uma ética aplicada, vai além e tenta resolver os dilemas que envolvem a vida em todos os sentidos e as possíveis ameaças a sua integridade.”
“Mas, como trabalhar esses dilemas na formação de professores? Qual a melhor forma de trazer as reflexões bioéticas para a sala de aula dos cursos formativos? Haverá a possibilidade de todos os professores, independentemente da área de conhecimento, abordarem a Bioética nas suas disciplinas?”
“A análise dos princípios que guiam a Bioética - da justiça, da autonomia, da beneficência e da não-maleficência - pode ser associada integralmente à relação professor/ aluno e ao processo de formação de um professor de Ciências e Biologia, cunhando a esta investigação o caráter de viabilidade e sustentabilidade. Afinal, todo professor trabalha com vidas, assim como o faz um médico. Todo professor encontra numa sala de