Bioética
CAMPUS - VIDEIRA
ARTHUR ALEXANDRE BEHER
BIOÉTICA
VIDEIRA, 2013
Conceito de bioética
A palavra bioética vem do grego, bios representa o conhecimento biológico, enquanto ética, representa o conhecimento dos valores humanos.
A bioética tem como função dar plenitude de sentido aos conhecimentos no campo das ciências da vida e da saúde e orientar a expansão dos conhecimentos técnicos e científicos para o bem autentico e integral do ser humano. A definição mais correta do termo bioética é, sem duvida aquela dada pela - Enciclopédia da Bioética: “É o estudo sistemático do comportamento perspectivo a luz dos valores e princípios morais”.
Origem
O nascimento da bioética como disciplina ocorreu juntamente com um retorno da parte da ética filosófica pela ética prática; um interesse motivado pela urgência de fornecer um adequado fundamento ao debate público e as legislações e de conduzir o dialogo no contexto das sociedades democráticas.
Princípios da bioética
• Autonomia ou princípio da liberdade: ele se baseia no fato de que na relação médico-paciente, este último possui o direito de ser informado sobre seu estado de saúde, detalhes do tratamento a ser prescrito e tem toda a liberdade de decidir se irá ou não se submeter ao tratamento determinado. Caso o paciente não possa decidir, os pais ou responsáveis é que tomam a decisão. Em casos de experimentos conduzidos com seres humanos, os indivíduos submetidos aos testes devem receber detalhes dos procedimentos a serem adotados e dar uma autorização, por escrito, de que deseja participar da pesquisa. Na medicina veterinária, como o animal não pode tomar essa decisão, cabe ao médico veterinário fornecer todas as informações sobre o animal e possíveis tratamentos e obter a autorização do proprietário para a realização dos procedimentos.
• Beneficência ou princípio da não-maleficência: toda e qualquer tecnologia deve