O ser político: Valores morais e éticos
Este trabalho busca apresentar uma pesquisa alvejando a visão dos adolescentes residentes no município de Rondonópolis em relação a ética, moral e politica. Portanto, a pesquisa será feita através de questionários que serão aplicados em 300 adolescentes.
Sabemos que falar sobre relação aos seres políticos, seus valores morais e éticos, são temas extremamente importante, independente do lugar. A intenção deste trabalho é compreender a visão dos adolescentes abordando esse tema, buscando aprofundar nossos conhecimentos sobre os adolescentes, obtendo informações sobre o assunto, através da análise de dados.
Tendo em vista, que qualquer situação em que uma pessoa conduz outras em prol de algo, pode-se dizer que h’ á uma relação política. Hoje, as pessoas reúnem-se em grupos, redes e movimentos sociais para discutir fatos políticos que acabam entrando nas agendas governamentais. A ação social é importante, pois estimulará o desenvolvimento de competências de liderança e colocarão os jovens diante de cenários diferentes encontrados em nossa sociedade. No entanto, a Ética está a serviço do pensamento metafórico (predominantemente inconsciente) e do comportamento de todos os humanos; desde o ateu ou agnóstico até o mais convicto religioso. Por outro lado, a moral é uma escala dinâmica de valores psicossociais (costumes) interligados e fundamentados em raízes psicológicas e religiosas. Prova desse fato está na inexistência de uma moral dos ateus ou dos agnósticos, pois esses devem se orientar por parâmetros éticos. Por isso, apresentaremos uma enquete que será feita com entrevistados, onde será possível observar que, no cotidiano, a prática da ética, da moral e da política possuem limites.
A pesquisa cientifica na universidade é importante para ter ciência quanto a o tema trabalhado, estabelecer varias opiniões. Nesse sentido o estudo levanta a seguinte questão problema: Considerando o perfil dos adolescentes Rondonopolitanos, que aspectos permeiam