ÉTICA NA PROFISSAO DE SERVIÇO SOCIAL
Ética e as Profissões
O QUE É SER ÉTICO?
Ser ético é estabelecer princípios indispensáveis ao profissional, que direcionam a prática cotidiana.
O QUE É MORAL?
“[…] definida como um conjunto de normas, valores, padrões que regem a conduta e as relações dos homens em sociedade, origina‐se o momento em que o homem passa a ser membro de uma coletividade” (FORTI, 2006, p. 47). “[...] a moral representa o conjunto dos valores legitimados pela tradição e pelos costumes como corretos, justos, bons. O dever passa, então, a representar a própria garantia da liberdade, pois a ‘lei moral’ que o dever realiza tem sua origem nos costumes criados pelas instituições consideradas como base da sociedade” (BARROCO, 2010, p. 72).
O SIGNIFICADO DA PALAVRA ÉTICA:
Ethos – ética, em grego – designa a morada humana. O ser humano separa uma parte do mundo para, moldando‐a ao seu jeito, construir um abrigo protetor e permanente. A ética, como morada humana, não é algo pronto e construído de uma só vez. O ser humano está sempre tornando habitável a casa que construiu para si.
ÉTICA: “A ética é teoria, investigação ou explicação de experiência humana ou forma de comportamento dos homens, o da moral, considerando, porém, na sua totalidade, diversidade e variedade” (VÁZQUEZ, 1997, p. 11). Tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma moradia saudável: materialmente sustentável, psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda.
A MORAL A SERVIÇO DA ÉTICA: Toda a moral está a serviço da ética. Por sua natureza, a moral se concretiza como um sistema fechado. A ética assume a moral. A ética respeita o enraizamento necessário de cada ser humano na realização de sua vida.
A FUNÇÃO DA ÉTICA:
A ética, portanto, desinstala a moral. Impede que ela se feche sobre si mesma. A ética nos possibilita a coragem de abandonar elementos obsoletos das várias morais. Confere‐nos a ousadia de assumir, com responsabilidade, novas