bioética
1 INTRODUÇÃO 3
2 EUTANÁSIA, ÉTICA, CUIDADOS PALIATIVOS E ENFERMAGEM 4
3 EUTANÁSIA: CONCEITOS E CONTEXTO HISTÓRICO 6
4 A ÉTICA 9
5 ÉTICA E A ENFERMAGEM 10
6 A ENFERMAGEM E OS CUIDADOS PALIATIVOS 12
7 CONCLUSÃO 13 REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
A eutanásia é um assunto muito discutido tanto na questão da bioética quanto na do biodireito, pois ela tem dois lados, a favor e contra. É difícil dizer qual desses lados estaria correto: de que forma deve-se impor a classificação do certo e errado neste caso?
Do ponto de vista a favor, ela seria uma forma de aliviar a dor e o sofrimento de uma pessoa que se encontra num estado muito crítico e sem perspectiva de melhora, dando ao paciente o direito de dar fim a sua própria vida.
Já do ponto de vista contra, a eutanásia seria o direito ao suicídio, tendo em vista que o doente ou seu responsável teria o direito de dar fim a sua vida com a ideia de que tal ato aliviaria sua dor e sofrimento.
2 EUTANÁSIA, ÉTICA, CUIDADOS PALIATIVOS E ENFERMAGEM
Ao longo da história a eutanásia sempre foi considerada como um assunto polêmico e doloroso para os envolvidos seja para o paciente, para a família, para a sociedade, bem para como os profissionais da saúde. A eutanásia do ponto de vista clássico tem como conceito o ato de tirar a vida do ser humano, mas já discutido e repensado, eutanásia significa morte sem dor, sem sofrimento desnecessário, sendo atualmente entendida como uma prática para abreviar a vida a fim de aliviar ou evitar sofrimento aos pacientes.
Ao falar-se de eutanásia, outro assunto que desperta grande interesse e que não deixa de ter grande importância e repercussão o qual é a ética, lembrando que a mesma pode ser trabalhada sobre várias óticas.
Sabe-se que quando o assunto é eutanásia x ética envolvendo profissionais de saúde, acredita-se em uma