associação de moradores
CURSO DE PEDAGOGIA FACIG
1° PERÍODO
Associação de Moradores
Por: Silvania Fagundes Galvão
Professor: Nilton Junior
Rio de Janeiro
2013
Introdução. Segundo pesquisa foi verificado como foram criadas as primeiras associações de moradores (antes chamadas de comissão), elas foram criadas para melhorar a vida de quem lá moravam. Quando em 1948 teve a criação da Declaração dos Direitos Humanos, para dar importância do ser humano ter liberdade a reunião foi uma vitória, apesar de no Brasil demorar a isso acontecer, A associação de moradores esta assegurada por Lei. No Dendê em 2001 foi oferecido um projeto para ajudar os jovens da comunidade. A criação de associação ajuda conquistar para os moradores o que eles não conseguem sozinhos, pois, quem dirigi a associação tem que ter conhecimento de tudo que pode melhorar a situação dos moradores.
“As primeiras comissões de moradores das favelas do Rio, foram as do morro Pavão e Pavãozinho em 1945 e logo vieram as dos Cantagalo e Babilônia. Tais comissões, que depois se transformaram nas atuais associações de moradores, surgiram da necessidade de defesa, pelos próprios moradores, dos interesses das comunidades faveladas: não remoção, melhorias físicas, principalmente.” (AAP Fortuna, JPP Fortuna - Revista de Administração…, 2012 - bibliotecadigital. FGV. BR; 13/11/2013.).
Essas associações foram criadas espontaneamente por moradores para alcançar melhoramentos e defender interesses próprios das comunidades. Antes das associações, os moradores eram explorados por políticos que prometiam pequenos favores.
“Em 1948, quando teve a criação da Declaração dos Direitos Humanos, no artigo 20, foi manifestado à importância do ser humano ter liberdade de reunião e associação pacifica assegurada por normas nos países signatários”. Só que no Brasil esse direito foi conquistado depois de muitas lutas pelos direitos sociais e