e a igreja segue caminhando
Resumo
Como a igreja começou? De onde veio? E como se espalhou para todos os cantos do mundo? Conforme o Novo Testamento nos diz, um grupo de pessoas cheias de amor por Cristo ressurreto eram seguidores do caminho, e mais tarde foram chamados de cristãos.
A igreja nasceu em pleno império romano e Jerusalém, pois foi o próprio Senhor Jesus quem edificou a igreja, sendo Ele o fundador (Mt 16:-14-19). Os evangelhos nos mostram uma perseguição ao Senhor, que o levaria a morte e morte de cruz. A perseguição que foi imposta ao Senhor, nos a vemos também a igreja no livro de Atos, onde foram presos, arrastados pelas ruas e mortos a pedradas e a fios de espadas, levando os apóstolos a morte como o seu Mestre.
Durante os três primeiros séculos a igreja viveu um tempo de muitos milagres, pois estavam cheios do Espírito Santo, mas também de grande perseguição, tanto dos judeus, como principalmente do império romano, que levou os crentes a morte em fogueira, jogando as feras no Coliseu em Roma enquanto os romanos nos viam como um grande espetáculo.
A partir do início do quarto século, o diabo introduziu os seus pensamentos na igreja, fazendo com que ela desviasse do caminho, pois eram aceitas na igreja pessoas que seguiam a Cristo parcialmente e introduziam imagens dentro dela. Após a igreja instituir o papa como cabeça da igreja, tudo mudou, a igreja que era perseguida, agora persegue a todos que não se submetem as ordens do Bispo de Roma. Neste período que se segue, muitas pessoas foram condenadas a morte, perdendo tudo por amor a Cristo, sendo mais tarde chamados de protestantes.
A verdadeira igreja suportou a tudo isso firme e constante, e em nossos dias não é muito diferente, pois a igreja de hoje enfrenta o secularismo, um pensamento do mundo de nosso tempo, que inverte o sagrado ou espiritual, pois é a forma de viver deste mundo. O secularismo aparece quando o sagrado começa a ceder o profano.