Rosário
Resumo comentado da obra:
ROSÁRIO – Orações de Outubro
Nome: Andrey de Freitas Silva
Professor: Edson Huttner
Porto Alegre, 20 de maio de 2014.
Este resumo comentado faz referência à obra escrita pelo professor Édson Huttner, professor da faculdade de Teologia, mais precisamente de Humanismo e cultura religiosa da PUCRS, nascido em Tapes RS no ano de 1966, tem entre outras a formação de doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma.
Já na apresentação do livro se tem uma dimensão do que segue: “é um poema que canta a figura da Mãe de Deus com metáforas de paisagem, com a imagem da luz e das estações da terra.”.
1 – Prefácio Conta o quando Rosário – orações de outubro foi escrita, numa tarde nublada de outubro de 2001, enquanto rezava um terço no bosque de pinheiros em Roma.
...
E fecha com um pedido a Virgem Maria, pedindo que ilumine nosso caminho, incendeie nossas mãos...
1. Primeira Parte - O Devoto
A cúpula: “Existem cores nas paredes, nas janelas, para colorir sonhos ainda não pintados”.
Relata a beleza das manhãs de Roma, onde pássaros voam sobre plantações de girassóis e pousam nas cruzes das torres e quando tocam os sinos, estes mesmos pássaros vão ao encontro de crianças que estão a caminhar nas praças. E na Basílica de Santa Maria Maior (imagem acima), uma jovem tocando flauta e encanta os fiéis com a melodia. Na cúpula alegram-se seres celestes com este louvor:
O coração do Devoto
Transborda de alegria,
Represando cálices de lágrimas,
Que, ao calor do Espírito,
Formam nuvens de sonhos
Pairando na cúpula colorida,
Onde em silêncio são tingidos,
De janela em janela,
À luz dos vitrais
De Maria.
2- A Intuição da noite
Relata o fim de uma missa e o encontro no devoto com a flautista, que o chama para um lugar mais silencioso e ajoelhados olham para o crucifixo. Ela o diz que seu amigo foi encontrado sem