Os 5 ministérios
Atos 13.1 - E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.
Efésios 4.11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.
Atos 14.23 - E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.
A igreja do Senhor Jesus Cristo funciona com uma variedade de ministérios, uma vez que a sabedoria de Deus é, como diz Efésios 3.10, multiforme. Pedro também diz que a Graça de Deus é multiforme (I Pedro 4.10).
É por isto que ele distribuiu os dons ministeriais em diferentes classes ou unções.
Apóstolo. Apóstolo é um enviado. É aquele que lança os fundamentos da vida da Igreja. Trabalha edificando a Igreja nas suas bases.(Ex.: Tiago , Marcos)
Na Bíblia encontramos três tipos de apóstolos: 1)Os 12 Apóstolos (que estiveram com Jesus), 2) Os apóstolos primitivos e fundadores da Igreja (como Paulo e Barnabé), 3)O ministério apostólico de caráter permanente (que Cristo segue dando a igreja até que se complete a edificação de seu corpo).
A função de um apóstolo é fundar igrejas e evangelizar novas regiões. É um ministério que Deus levanta para trabalhar na base da vida da Igreja, nos princípios da vida da Igreja.
Ele também restaura princípios e mantém a Igreja na base correta, dando-lhe a verdadeira fundamentação.
Na estrutura da igreja verdadeira o apostolo é a autoridade principal, contudo junto com os profetas, pois é assim que a igreja é edificada.
Efésios 2.20 - Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina.
Seu ministério é universal. Por exemplo: Paulo ia para Corinto, pregava o evangelho, fazia discípulos, estabelecia presbíteros (liderança) e ia para outro lugar.Depois ele escrevia