bioética
No final da década de 1980, Potter enfatizou a característica interdisciplinar e abrangente da Bioética, denominando-a de global. O seu objetivo era restabelecer o foco original da Bioética, incluindo, mas não restringindo, as discussões e reflexões nas questões da medicina e da saúde, ampliando as mesmas aos novos desafios ambientais. Vale ressaltar que o pensamento de Potter teve como base a obra de Aldo Leopold, que criou, na década de 1930, a ética da terra. A proposta de Leopold ampliou a discussão feita por Jahr ao incluir, além das plantas e animais, o solo e demais recursos naturais como objeto de reflexão ética.
Em 1998, Potter redefiniu a Bioética como uma Bioética profunda. A influência para uso dessa qualificação foi a ecologia profunda de Arne Ness. A bioética profunda é “a nova ciência ética” que combina humildade, responsabilidade e uma competência interdisciplinar, intercultural, que potencializa o senso de humanidade.
Potter considera que há um tema em que o diálogo entre Ciência e Religião se torna mais complexo e de difícil abordagem e sem perspectivas de sucesso