bioética
FILOSOFIA
Manaus/AM
2013
ANDRÉ LUIZ DA SILVA AMARAL – Nº 05
CARLA TAINÁ – Nº 08
DAN LEI DE SOUZA – Nº 09
JUSSARA BARROS – Nº 17
LUIZ HENRIQUE – Nº 22
BIOÉTICA
- CONCEITO
-ABORTO
- TRANGÊNICO
- EUTANÁSIA
- CÉLULAS TRONCO
- BIOÉTICAS NO BRASIL
Trabalho apresentado à matéria de filosofia para a Inst. E. E. Profº. Antenor Sarmento Pessoa com objetivo de obtenção de nota para o 4º Bimestre.
Profª.: Ivânia. N. Egas.
Manaus
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem a pretensão de abranger as principais questões envolvidas em bioética. Trata se tão somente de um inicio do estudo, á este conjunto de conceitos e práticas que serve para proteger os seres vivos dos efeitos irreversíveis e nos fatos das praticas humanas. Qualquer aprofundamento teórico e pratico deverá ser buscando na bibliografia sugerida no final deste trabalho.
A estrutura desta pesquisa procura apresentar ao professor a historia da bioética, seus fundamentos, ética e ciência, a ética a partir da pratica da eutanásia e a ética nas experiências da célula-tronco.
Será considerado, portanto, questões onde não existe consenso moral como a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, os transgênicos e as pesquisas com células tronco, bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e aplicações.
1. CONCEITO
No termo bioética, bios representa o conhecimento biológico, a ciência dos sistemas viventes, enquanto ética, representa o conhecimento dos sistemas dos valores humanos.
O nascimento da bioética como disciplina coincide, com um retorno do interesse da parte da ética filosófica pela ética prática; um interesse motivado pela urgência de fornecer um adequado fundamento ao debate público e as legislações e de conduzir o dialogo no contexto das