biotecnologias
Quando essas técnicas envolvem direta ou indiretamente os seres vivos as denominamos biotecnologias. Tema forte em vestibulares tradicionais e no ENEM. Aproveite para compreender os objetivos das biotecnologias, entender como funcionam e avaliar seus benefícios e malefícios, em especial seus limites dentro da bioética. Lembrem que a
Biotecnologia está presente da produção de um pão ou vinho, através da fermentação, até a produção de seres transgênicos, que receberam genes de outras espécies.
Bom estudo!”
Enzimas de Restrição
Originalmente, elas atuam como mecanismos de defesa das bactérias contra os bacteriófagos. Assim que eles injetam o DNA na bactéria hospedeira, as enzimas de restrição clivam (cortam ou digerem) o DNA em pontos específicos, evitando o desenvolvimento do ciclo.
Passaram a ser utilizadas na obtenção de genes específicos, elas reconhecem uma determinada sequencia de bases no DNA e realizam o clivo.
A enzima de restrição usada para obter o gene em questão deverá ser o mesmo tipo da utilizada para abrir espaço onde o “DNA exógeno” (quimérico) será instalado. Prof. Digenal Cerqueira
Melhoramento Genético:
É feito através da manipulação de genótipos para obtenção de fenótipos valorativos e aplicáveis no âmbito econômico, médico e/ou científico.
Utilizamos a sigla para OGM para organismos que tiveram seu genoma alterado. Um exemplo de OGM são os transgênicos.
Alguns exemplos de enzimas de restrição
Melhoramento Clássico: é feito através de cruzamentos entre variedades de uma mesma espécie. Envolvem por exemplo, a seleção artificial. Comum no campo cruzarmos homozigotos e obtermos híbridos “superiores”
(vigor híbrido) em determinadas características
(técnica da heterose).
Transgenia:
É a tecnologia do DNA recombinante. Envolve a Engenharia Genética através de técnicas que permitem a inserção de