Biotecnologia
Células Tronco: As células-tronco, também chamadas de células-mãe, são células capazes de se diferenciarem e produzirem outras células do organismo. Devido a esta característica, essas células têm vigorado como uma grande esperança terapêutica no tratamento de problemas relacionados a órgão do corpo cujos tecidos tem pouco poder regenerativo, como o sistema nervoso, além de doenças degenerativas, cardiovasculares, hematológicas e diabetes. Os principais tipos de células-tronco são:
- Totipotentes: encontradas em embriões humanos com poucas células, possuem naturalmente um alto poder de diferenciação, uma vez que são elas que posteriormente formarão todas as células de um bebê. Por tal motivo, é nelas que se concentra grande parte dos estudos terapêuticos.
- Pluripotentes: São células encontradas em diversos tecidos maduros, como a medula óssea e o cordão umbilical. Estas células possuem um poder de diferenciação mais limitado.
Alimentos trangênicos: são organismos geneticamente modificados. Basicamente, é um organismo que contem genes de outra (ou outras) espécie inseridos nele por